Dicas para Lavar e passar roupas com bordados

cuidado-com-as-roupasAs roupas bordadas em sua maioria são feitas em poliéster, não soltam corantes nem mancham com facilidade, mas para que suas peças tenham aparência de nova por mais tempo é preciso tomar alguns cuidados na hora de lava-las e passa-las, principalmente se são roupas que possuem detalhes bordados e em pedrarias.

Alguns cuidados que devem ser tomados na hora de lavar as roupas bordadas são:

Não deixe a peça de molho por mais de 6 horas, ultrapassar esse período pode danificar o bordado;

Cuidado com amaciante em excesso, pois podem manchar suas roupas;

Não é recomendado lava-las na máquina, mas se devido à falta de tempo esta for à única forma, deixe-a em modo de lavagem delicado. Para evitar que o bordado seja danificado;

Em caso de pedrarias não lave na máquina, pois ela pode soltar, quebrar ou puxar fios da sua peça;

Uma dica para lavar tecidos bordados com paetê é usar detergente neutro e álcool. O álcool além de limpar o tecido sem danificar o bordado deixa o paetê mais brilhante;

Sempre lave suas peças após o uso, guarda-las sujas pode atrair traças que irão fazer furos nas roupas e causar manchas.

Após a lavagem é preciso passar as roupas, alguns cuidados que devem ser tomados para evitar queimaduras e estragos são:

O ferro deve estar sempre em baixa temperatura, pois se trata de peças delicadas, assim evita-se queima-las.

Deixe as peças do avesso, para não ocasionar brilho nas roupas;

Algumas dicas na hora de guardar suas peças são: em caso de pedraria deixa-a sempre do avesso, para não puxar fios, já os bordados evite aperta-los. As mais delicadas devem ser guardadas com uma capa de proteção de TNT, as de plásticos criam umidade, o que atrai fungos.