Aleitamento Imediato, conheça os benefícios

amamentacaoAssim que o bebe nasce, seja de parto normal ou cesárea, o bebê é levado para tomar banho, pesar, medir, ou seja, passar por todas as avaliações necessárias indo de encontro com a mãe um bom tempo depois. Esse é um procedimento adotado por boa parte das maternidades, mas que vem entrando em decadência.

Visando um trabalho mais humano e respeitando o vínculo entre mãe e bebê algumas maternidades incentivam o aleitamento materno nos primeiros instante de vida , pois são vários os benefícios tanto para mãe como para o bebê.

Logo após o parto se da início as alterações hormonais, ato de sugar o leite libera a oxitocina e aumenta as contrações do útero facilitando a expulsão da placenta, joga na corrente sanguínea da mãe a prolactina que estimula a produção de leite e também libera a endorfina que auxilia na redução da dor e desperta o instinto materno de proteção e cuidado com o bebê.

Quanto mais cedo se da a primeira mamada, maior será o tempo da amamentação que deve ser exclusiva até os seis primeiros meses do bebê, fato que diminui o risco de doenças e alergias, a amamentação cria imunidade protegendo o bebê de infecções.

Logo ao nascer o bebê ainda não consegue manter a temperatura do corpo regulada, o contato pele a pele ajuda a regular a temperatura evitando uma possível hipotermia.

São várias as campanhas de incentivo ao aleitamento materno e agora a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) veem propondo prêmios a quem incentiva o aleitamento imediato (iniciado na primeira meia hora após o parto).

Para as mamães que querem deixar esse momento mágico mais bonito e colorido a Borde e Costure personaliza toalhinhas para amamentação com todo carinho e muito capricho. Solicite um orçamento.