A História do Bordado

historia-do-bordadoEngana-se quem pensa que bordado é coisa de avó, que é algo muito antigo, na verdade o bordado está sempre em alta, nunca cai de moda, portanto preparamos um breve resumo para você se inteirar sobre a história dessa prática milenar.

Acredita-se que o bordado teve origem ainda na pré-história, onde os homens das cavernas faziam o que hoje chamamos de ponto cruz para remedar suas vestes. As roupas eram feitas de pele de animais, a agulha era feita de osso e a linha poderia ser entranhas de animais ou até mesmo vegetais. Acredita-se também que o bordado com aplicações também date mais ou menos dessa época devido a um fóssil encontrado na Rússia que tinha vestes adornadas com grânulos de marfim.

Mais tarde, essa prática foi evoluindo, no Oriente Médio várias técnicas de bordado foram surgindo e atravessando séculos até mesmo milênios e se espalhando pelo mundo. O Bordado manual ainda é muito praticado nos dias de hoje.

As máquinas de bordado surgem por volta do século XX, Para isso eram usadas máquinas de costura reta e a pedal (que muitas pessoas ainda têm em suas casas), porém o uso desta máquina era muito trabalhoso e rendia muito pouco. Nos anos 50 surgiu a máquina de costura que fazia bordados em ziguezague e com isso aumentava a produtividade.

Na década de 80, surgiram as primeiras máquinas de bordado eletrônicas a base de software, usadas para prática profissional, industrial e em produções de grande escala o que deu um arranque na procura por Bordados Personalizados e desde então essa prática vem crescendo cada vez mais.

Mas, o que mais importa saber é que seja bordado artesanal ou industrial, ele nos acompanha desde os nossos primórdios e não importa que tempo passe, sempre terá alguém a procura dessa arte que enche a vida de cor embeleza e traz alegria para todos.